Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Justiça autoriza prisão domiciliar para Eduardo Cunha

A juíza da 13ª Vara Federal em Curitiba, decidiu conceder prisão domiciliar temporária ao ex-deputado federal Eduardo Cunha em função da pandemia do novo coronavírus

Ex-deputado Eduardo CunhaEx-deputado Eduardo Cunha - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal em Curitiba, decidiu nessa quinta (26) conceder prisão domiciliar temporária ao ex-deputado federal Eduardo Cunha em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Pela decisão, Cunha deverá usar tornozeleira eletrônica.

A medida foi autorizada após a defesa do ex-deputado alegar que Cunha é idoso e está internado em um hospital do Rio de Janeiro para tratar de problemas intestinais. Segundo os advogados, o médico que operou o ex-parlamentar fez teste para coronavírus e o resultado foi positivo. Cunha fez o teste para saber se foi infectado e ainda aguarda o resultado. Por tais motivos, a defesa pediu que ele não volte para o presidio.

Em março de 2017, Cunha foi condenado a 15 anos e quatro meses de prisão pelo então juiz Sergio Moro, em regime fechado, pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Leia também:
Eduardo Cunha e doleiro Dario Messer conseguem prisão domiciliar
Paulo Preto transforma prisão em academia e via Eduardo Cunha com rival
STF nega pedido para diminuir pena do ex-deputado Eduardo Cunha


Conforme a sentença, o ex-deputado solicitou pagamento de 1,3 milhão de francos suíços em propina para exploração da Petrobras em um campo de petróleo no Benin, na África, e recebeu o valor em uma conta na Suíça, configurando o crime de lavagem de dinheiro.

Em seguida, a defesa de Cunha recorreu à segunda instância da Justiça Federal, que reduziu a pena para 14 anos e seis meses de prisão.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter