Uruguai

Justiça do Uruguai liberta ex-banqueiro que teve extradição pedida pelo Paraguai

O ex-banqueiro, 74, já cumpria medidas não privativas, devido a um processo criminal iniciado há mais de duas décadas no Uruguai

Bandeira do UruguaiBandeira do Uruguai - Foto: Pixabay

A Justiça do Uruguai libertou nesta sexta-feira (19) com medidas cautelares o ex-banqueiro Juan Peirano Basso, preso na véspera devido a um mandado de prisão internacional com fins de extradição emitido pelo Paraguai, onde ele é acusado de fraudes milionárias.

Peirano Basso teve que fixar residência enquanto o pedido de extradição tramita, não pode deixar o país e tem a obrigação de se reportar semanalmente à polícia, informou Gilberto Rodríguez, promotor especializado em Crimes Econômicos.

O ex-banqueiro, 74, já cumpria medidas não privativas, devido a um processo criminal iniciado há mais de duas décadas no Uruguai, ressaltou o promotor, ao concluir uma audiência.

Ele acrescentou que o Paraguai tem 40 dias para apresentar o pedido formal de extradição, que deverá ser avaliado pela justiça uruguaia.

Basso é procurado no Paraguai pela quebra do Banco Alemán e pelo desvio de recursos de cotistas do Fundo Mútuo Banalemán. No entanto, sua eventual extradição não poderá ser concretizada enquanto ele tiver uma causa aberta no Uruguai, explicou Rodríguez.

Veja também

Mergulhadores encontram corpo nas proximidades do naufrágio do navio Concórdia
LITORAL NORTE

Mergulhadores encontram corpo próximo ao naufrágio do navio Concórdia

O fim do "Zé Gotinha": Pernambuco inicia transição para novo esquema vacinal contra poliomelite
SAÚDE

O fim do "Zé Gotinha": Pernambuco inicia transição para novo esquema vacinal contra poliomelite

Newsletter