Mandato de Prisão

Justiça espanhola pede prisão do filho do presidente da Guiné Equatorial por sequestro e tortura

Mandados de detenção internacionais são contra Carmelo Ovono Obiang e Teodoro Obiang Nguema

Teodoro Obiang conversou com a imprensa após votar na capital e disse estar confiante na vitória do seu partido  Foto: SAMUEL OBIANG/AFPTeodoro Obiang conversou com a imprensa após votar na capital e disse estar confiante na vitória do seu partido Foto: SAMUEL OBIANG/AFP - Foto: Samuel Obiang/AFP

A Justiça espanhola anunciou, nesta sexta-feira (23), que emitiu um mandado de prisão contra um dos filhos do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, e dois outros funcionários deste pequeno país africano, pelo seu possível envolvimento no sequestro e tortura de opositores.

Os mandados de detenção "europeus e internacionais" são contra Carmelo Ovono Obiang, filho do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, e contra Nicolás Obama Nchama e Isaac Nguema Ondo, segundo a Audiência Nacional, tribunal superior espanhol encarregado dos casos particularmente delicados.

Dirigente de um dos menores países africanos, com território equivalente ao de Alagoas, mas rico em petróleo — é o terceiro maior exportador da África subsaariana —, Obiang Nguema Mbasogo já foi considerado pela revista Forbes o oitavo presidente mais rico do mundo.

Estima-se que sua fortuna seja de mais de US$ 600 milhões. A ostentação é característica da família, que tem bens espalhados pelo mundo e o sobrenome envolvido em escândalos internacionais, incluindo no Brasil — em 2015, seu país virou enredo da Beija-Flor de Nilópolis no desfile das escolas de samba do Rio.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter