Logo Folha de Pernambuco

Mundo

Justiça francesa determina indenizações em caso de próteses mamárias feitas com material impróprio

Os valores são entre 7.000 e 37.135 euros, segundo associação

Imagem ilustrativaImagem ilustrativa - Foto: cottonbro studio/Pexels

A certificadora alemã TUV, que aprovou o uso de próteses mamárias PIP com material impróprio, foi condenada nesta quinta-feira (2) a pagar até 37.135 euros a 13 mulheres, anunciou a associação de vítimas Pipa.

O tribunal de apelação de Aix-en-Provence (sul) condenou a TUV Rheinland a indenizar uma colombiana, duas espanholas, duas britânicas e oito venezuelanas. Os valores são entre 7.000 e 37.135 euros, segundo a associação.

Desde o início do processo, há 13 anos, os tribunais haviam determinado indenizações de até 6.000 euros a cada mulher, mas, segundo a Pipa, é a "primeira vez" que uma jurisdição se pronuncia sobre uma "compensação definitiva".

A TUV Rheinland, que emprega 20 mil pessoas no mundo e cujo volume de negócios é de cerca de 2 bilhões de euros, considera que “a decisão não é definitiva”.

"Tudo vai depender das decisões do Tribunal de Cassação sobre as sentenças contraditórias de diferentes tribunais de apelação", disse à AFP a advogada do grupo, Christelle Coslin.

A Pipa, com cerca de 35 mil denunciantes em todo o mundo, garante que a certificadora alemã poderá ser obrigada a pagar 500 milhões de euros no final do processo.

A morte de Jean-Claude Mas, fundador da PIP, em 2019, extinguiu o processo contra a empresa francesa, mas a ação continua contra a certificadora alemã.

O escândalo estourou em 2010, quando a agência reguladora francesa detectou um índice anormal de ruptura dessas próteses, feitas com um gel de silicone não aprovado para uso médico.

Veja também

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
INFÂNCIA

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Newsletter