Logo Folha de Pernambuco

EDUCAÇÃO

Justiça suspende lei que cria escolas cívico-militares em São Paulo

Desembargador diz que se suscitam sérias controversas acerca da constitucionalidade desse programa

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas  - Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena

A Justiça de São Paulo suspendeu a lei que cria as escolas cívico-militares no estado.

A decisão é liminar do desembargador Luiz Antonio Figueiredo Gonçalves, relator do caso no Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo.

De acordo com ele, a lei está suspensa até que o Supremo Tribunal Federal analise uma ação impetrada em 2021 por PT, PSOL e PCdoB.

Ela questiona a constitucionalidade da lei estadual paranaense que criou essas escolas e há três anos aguarda decisão. No Paraná, já foram criados mais de 300 colégios com esse modelo.

Na decisão, o desembargador Figueiredo Gonçalves acolheu o argumento do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (Apeoesp) de que caso a concessão da medida pleiteada não for deferida, as escolas cívico-militares serão colocadas em prática nas escolas estaduais de São Paulo e a anulação desse modelo no decorrer do ano letivo torna o evento mais problemático para ser realizado.

Figueiredo Gonçalves afirma, então, que, "ressalvado qualquer entendimento pessoal deste relator neste instante processual", se suscitam sérias controversas acerca da constitucionalidade desse programa o que não recomenda sua implementação desde já, antes de decisão final acerca do tema.

O governador Tarcísio de Freitas sancionou em maio a lei que institui o Programa Escola Cívico-Militar na rede paulista de ensino. Até agora, cerca de 300 escolas manifestaram o interesse de adotarem o modelo.

A expectativa do governo é que de 50 a 100 escolas cívico-militares estejam em funcionamento no início de 2025.

Veja também

Governo Milei liquidará mais de 400 imóveis do Estado argentino
AMÉRICA LATINA

Governo Milei liquidará mais de 400 imóveis do Estado argentino

Israel lança ataque aéreo contra o Irã e aumenta risco de guerra no Oriente Médio
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Israel lança ataque aéreo contra o Irã e aumenta risco de guerra no Oriente Médio

Newsletter