Reino Unido

Karl Jenkins: quem é o músico galês cujo visual divertiu as redes sociais na coroação de Charles III

No Twitter, fãs chegaram a brincar dizendo que era Meghan Markle disfarçada; no entanto, ele é um dos maiores compositores clássicos em atividade no mundo

Sir Karl Jenkins na coroação do rei Charles III Sir Karl Jenkins na coroação do rei Charles III  - Foto: Reprodução/BBC

A vasta cabeleira, bigodão e óculos de um dos convidados do rei Charles III chamou atenção durante a transmissão da coroação na manhã deste sábado. Houve quem fizesse piada no Twitter dizendo que era Meghan Markle disfarçada. Acontece que o homem, focalizado pela transmissão da BBC, era ninguém mais ninguém menos que Sir Karl Jenkins, um dos mais maiores compositores de música clássica em atividade no mundo.

Uma de suas composições, o movimento "Tros y Garreg", foi tocado na cerimônia. "É um movimento lento baseado na velha melodia folclórica galesa", disse Sir Karl à "BBC" dias antes da coroação. "É muito galês e a história lembra um soldado voltando para casa. Começa bem baixinho, com as cordas tocando a melodia da música folclórica, depois o harpista vai fazendo essa técnica chamada bisbigliando, que significa sussurrar em italiano."

Sir Karl, que foi agraciado como Comandante da Ordem do Império Britânico pela rainha Elizabeth II, tem 79 anos e assistiu à transmissão da coroação dela, quando criança pela TV.

"Tivemos uma das primeiras TV na rua, eu acho... tela 30 cm, duas fileiras de amigos e vizinhos assistindo", relembrou ele.

Enquanto a piada rolava no Twitter ("Meghan, você não nos engana", escreveu um usuário), os fãs de Sir Karl tentavam apresentá-lo para quem não o conhecia.

"Ah sim - o dia histórico em que o mundo inteiro fica sabendo da entidade mística conhecida apenas como "bigode de Sir Karl Jenkins"", escreveu outro.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter