Kim Jong Un carrega caixão em funeral de importante militar que foi seu mentor
Agência de notícias norte-coreana divulgou fotos de Kim, sem máscara, carregando o caixão com um grupo de funcionários usando máscaras
O líder norte-coreano Kim Jong Un compareceu, no domingo (22), ao funeral do marechal Hyon Chol Hae, que foi seu mentor, e carregou o caixão sem máscara, alguns dias depois de Pyongyang declarar o surto de Covid-19 sob controle.
O marechal Hyon é mencionado como uma figura crucial que o preparou para assumir o poder antes da morte de seu pai e antecessor Kim Jong Il em 2011.
A agência de notícias norte-coreana divulgou fotos de Kim, sem máscara, carregando o caixão com um grupo de funcionários usando máscaras.
Leia também
• Biden diz ter oferecido vacina anticovid à Coreia do Norte
• Kim Jong Un denuncia negligência de funcionários por surto de Covid-19 na Coreia do Norte
• Coreia do Norte registra mais seis mortos por 'febre' em meio a surto de Covid
O líder norte-coreano declarou a negligência dos funcionários públicos na resposta à Covid após o aparecimento dos primeiros casos em maio e afirmou que estava assumindo o controle do surto.
No fim de semana, a agência de notícias oficial KCNA afirmou que a epidemia está "sendo controlada de forma estável" e informou que o número de mortos "diminui drasticamente a cada dia".
Especialistas questionam os dados oficiais e o registro de casos, tendo em vista que o país tem um dos piores sistemas de saúde do mundo, não tem medicamentos nem meios para realizar testes em massa.