INTERNACIONAL

Kim Jong Un retorna à Coreia do Norte após viagem à Rússia

Durante a viagem, o dirigente "aprofundou ainda mais a relação de camaradagem e os vínculos de amizade com o presidente russo"

Kim Jong Un recebendo uma cerimônia de despedida no final de sua visita a RússiaKim Jong Un recebendo uma cerimônia de despedida no final de sua visita a Rússia - Foto: KCNA VIA KNS / AFP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, regressou ao seu país depois de concluir a "visita oficial de boa vontade" à Rússia, que abriu "um novo capítulo" nas relações entre os dois países, informou a imprensa estatal nesta terça-feira (19).

Kim “completou a sua visita oficial à Federação da Rússia e passou pela estação ferroviária de Tumangang, a estação fronteiriça, na manhã de segunda-feira”, informou a agência estatal KCNA.

Durante a viagem, o dirigente "aprofundou ainda mais a relação de camaradagem e os vínculos de amizade com o presidente russo (Vladimir) Putin e abriu um novo capítulo no desenvolvimento das relações entre a RPDC e a Rússia", afirma a agência, que utiliza a sigla do nome oficial da Coreia do Norte.

Na visita de vários dias, Kim teve uma reunião com Putin, inspecionou foguetes espaciais, aviões e submarinos, além de ter acompanhado uma demonstração militar da Frota Russa no Pacífico.

A viagem provocou inquietação entre os países ocidentais por um possível acordo de venda de armas entre a Coreia do Norte e a Rússia, algo que o Kremlin negou.

Analistas acreditam que a Rússia está disposta a comprar munições norte-coreanas para usar na Ucrânia, enquanto a Coreia do Norte tem interesse na tecnologia de satélites de Moscou.

Durante a viagem, Kim afirmou que a relação com a Rússia será uma “prioridade número um” da Coreia do Norte, que historicamente tem a China como sua principal aliada e benfeitora.

Pyongyang e Moscou enfrentam avaliações internacionais devido aos testes de armas nucleares e à guerra na Ucrânia, respectivamente.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter