Logo Folha de Pernambuco

europa

Kremlin afirma "acompanhar com atenção" ascensão da extrema-direita na Europa e França

Na França, Macron convocou eleições legislativas antecipadas após o avanço da extrema-direita

Eleições europeias: extrema-direita vence com vantagemEleições europeias: extrema-direita vence com vantagem - Foto: Carlos Costa/AFP

O Kremlin afirmou nesta segunda-feira(10) que acompanha “com atenção” a ascensão dos partidos de extrema-direita, muitas vezes considerados na Rússia, na Europa e na França após as eleições europeias.

“A maioria [no Parlamento Europeu] será pró-Europa e pró-Ucrânia [...] mas podemos ver a dinâmica dos partidos de direita que ganham popularidade”, disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov.

“Parece que, com o tempo, os partidos de direita serão ‘colados’ [dos partidos pró-europeus] e acompanhamos este processo com atenção”, acrescentou.

Em relação à França, cujo presidente Emmanuel Macron convocou eleições legislativas antecipadas após o avanço da Reunião Nacional (RN), Peskov afirmou que não quer "interferir nos assuntos internos", mas garantiu que Moscou também acompanha de perto a situação.

“Acompanharemos tudo com atenção, ainda mais devido à atitude nada amistosa, ou mesmo hostil, dos líderes franceses sobre nosso país”, disse o porta-voz do Kremlin.

A extrema-diroeta venceu com ampla vantagem os demais partidos nas eleições europeias na França e Macron decidiu convocar eleições legislativas antecipadas para 30 de junho e 7 de julho.

A Reunião Nacional, considerada pró-Rússia há muito tempo, distante do Kremlin desde o início da operação contra a Ucrânia, em fevereiro de 2022, mas também criticou o apoio de Macron a Kiev.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter