Logo Folha de Pernambuco

INTERNACIONAL

Kremlin destaca "retórica hostil" de Kamala Harris em relação à Rússia

Porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que nada mais surpreende à Rússia quando se trata de Estados Unidos

Dmitry Peskov, porta-voz do KremlinDmitry Peskov, porta-voz do Kremlin - Foto: Kirill Kudryavtsev / AFP

O Kremlin se limitou a destacar, nesta segunda-feira (22), a "retórica hostil" em relação à Rússia da vice-presidente americana, Kamala Harris, que se perfila como a candidata mais provável para enfrentar Donald Trump nas eleições presidenciais após a saída de Joe Biden da corrida.

"Não podemos avaliar a candidatura em potencial de Harris [...] pois, até agora, sua contribuição para nossas relações não foi transcendental. Fez declarações com uma retórica muito hostil em relação ao nosso país", declarou à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Ao ser perguntado mais uma vez sobre a decisão de Biden de renunciar à candidatura, Peskov disse que nada mais surpreende à Rússia quando se trata de Estados Unidos, um país que Moscou considera decadente e qualifica de ameaça existencial.

"Honestamente, tudo o que ocorreu nos últimos anos nos Estados Unidos nos ensinaram a não nos surpreender com nada. Desta forma não nos surpreendeu" a retirada de Biden da corrida pela Casa Branca, declarou o porta-voz.

Peskov também reiterou, como havia dito no dia anterior após o anúncio do presidente americano, que, para a Rússia, a prioridade é vencer a Ucrânia.

"Não cabe a nós julgar a decisão do presidente Biden", disse. "O desenvolvimento das relações russo-americanas são importantes, mas o principal é alcançar os objetivos da operação militar especial", disse o porta-voz, utilizando o eufemismo russo para falar da ofensiva na Ucrânia.

Veja também

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença
Donald Trump

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Newsletter