Recife: lei dá a rua no bairro de São José o nome de Enéas Freire, fundador do Galo da Madrugada
Via fica próxima à sede do Galo da Madrugada, o maior bloco de Carnaval do mundo
O fundador do Galo da Madrugada, Enéas Freire (1921-2008), agora dá nome a uma rua no bairro de São José, no Centro do Recife.
Lei com a sanção da iniciativa feita pelo prefeito João Campos foi publicada no Diário Oficial da Capital pernambucana em 30 de dezembro.
O projeto que originou a lei foi proposto pelo então vereador Alcides Cardoso, em 2021. A ideia era renomear a antiga rua Praça Sérgio Loreto, localizada entre a Travessa do Gusmão e a Rua do Muniz.
Leia também
• Santuário do Morro da Conceição: começa 2ª etapa de obras; confira como fica programação de missas
• Galo da Madrugada lança camisa oficial de 2025 e divulga calendário de prévias carnavalescas; veja
• Galo da Madrugada 2025 homenageará as tradições do Carnaval de Pernambuco
A via fica próxima à sede do Galo da Madrugada, o maior bloco de Carnaval do mundo. Este mês, o Galo celebra 47 anos de fundação e se prepara para o tradicional desfile do Sábado de Zé Pereira, em 1º de março. As tradições do Carnaval de Pernambuco serão homenageadas.
“Acho mais do que merecido eternizar o nome de seu Enéas no bairro de São José. O Galo já é patrimônio nosso, povo recifense, e é quem sustenta o nosso frevo”, comemora Alcides Cardoso.
Enéas Alves Freire nasceu no bairro de São José, mais precisamente no Pátio do Terço. Ele vivenciou desde criança as típicas tradições carnavalescas recifenses. Em 1934, criou a sua primeira agremiação, a Troça Mista Papagaio Louro.
E em 1978 fundou, ao lado de amigos e familiares, o icônico Clube das Máscaras O Galo da Madrugada, que marcou a volta dos foliões às ruas do centro da cidade e foi reconhecido, em 1994, como o maior bloco do mundo pelo Guiness Book, o livro dos recordes.
O texto da lei no Diário Oficial mostra a localização exata da rua em imagens de satélite: