Leoa encontrada vagando pelas ruas durante a guerra da Ucrânia é transferida para santuário
Casal Nikola e Vasylyna chegou junto a um novo lar na África do Sul após operação montada ao longo de meses
Um casal de leões resgatados pela organização de bem-estar animal Four Paws chegou neste sábado ao seu novo lar, um santuário na África do Sul. O macho Nikola e a fêmea Vasylyna haviam sido resgatados em diferentes momentos em 2022 e viviam na Holanda, de onde foram transferidos.
A leoa Vasylyna foi encontrada nas ruas de Kharkiv, na Ucrânia, após ter escapado de seu cativeiro durante a guerra entre militares do país e os russos.
À época, Nikola já vivia no santuário da Four Paws na Holanda, para onde havia sido levado após resgate de uma vila em Montenegro, na região dos bálcãs.
Leia também
• Leão arranca garganta de leoa durante momento de adaptação em zoológico na Bélgica; entenda
• Polícia procura leoa fugitiva perto de Berlim, na Alemanha
• Menino morre em Gaza após ser mordido por leoa
Nikola ainda era um filhote quando foi resgatado, e cresceu solitário sob os cuidados dos membros da organização responsável pelo santuário.
Vasylyna foi levada a Kiev após ter sido encontrada nas ruas de Kharkiv, e permaneceu na capital ucraniana até junho de 2023, quando foi levada à Holanda. Os dois felinos começaram a socializar somente no começo deste ano, quando os cuidadores avaliaram que estavam prontos para ficar juntos. “Os dois são inseparáveis desde então”, publicou a organização em uma rede social.
A operação para levar os animais para a África do Sul foi arquitetada ao longo de vários meses e envolveu um grande time de veterinários e especialistas. Os felinos viajaram em um Boeing 747 cargueiro operado pela Martinair Cargo, que pousou na quinta-feira em Joanesburgo.
"Os dois leões deixaram seus cativeiros assustados, famintos, solitários e necessitando desesperadamente de um lar apropriado. Agora, esse casal com sua linda conexão está em um ambiente onde nossa equipe irá garantir que tenha todos os cuidados médicos necessários, e onde encontrarão o ambiente e amor que eles tanto precisam para se desenvolver ", celebrou Sonul Badiani-Hamment, diretora da Four Paws.
Ao chegar ao santuário, Nikola não hesitou para descer do transporte e desbravar o novo lar. Já Vasylyna demorou um pouco mais para se sentir confiante, mas também seguiu seu companheiro momentos depois.