Logo Folha de Pernambuco

enchentes

Leptospirose: os sintomas da infecção que teve a 1ª morte registrada nas enchentes do RS

Os sintomas da doença incluem febre, dor muscular e náusea seguida de vômitos; a transmissão acontece através da urina dos ratos e outros animais contaminados

Vista aérea mostra casas destruídas pelas enchentes no Rio Grande do SulVista aérea mostra casas destruídas pelas enchentes no Rio Grande do Sul - Foto: Gustavo Ghisleni/AFP

O governo do Rio Grande do Sul confirmou nesta segunda-feira (20) a primeira morte por leptospirose no estado. Eldo Gross, de 67 anos, vivia na cidade de Travesseiro e morreu na última sexta (17). A contaminação com a bactéria Leptospira, responsável pela doença, é transmitida através da pele — especialmente se esta estiver com lesões abertas — a partir da exposição direta ou indireta à urina de ratos ou outros animais contaminados.

Em locais onde ocorreram enchentes, esta urina pode se misturar à água e ser disseminada até chegar aos seres humanos. A infecção é considerada febril aguda, ou seja, provoca febre alta e tem, de acordo com o Ministério da Saúde, um risco de letalidade de 40% nos casos mais graves.

Sintomas

A primeira fase dos sintomas dura cerca de 3 a 7 dias, a segunda . Os principais da fase precoce são:

Em casos leves, o atendimento é ambulatorial, já os mais graves exigem hospitalização imediata.

Sintomas em casos graves:

Prevenção
A principal recomendação para se prevenir contra a doença é evitar qualquer contato com água ou lama de enchentes. Caso isto não seja possível, botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés) são os equipamentos indicados.

Quando a água abaixar a orientação do Ministério da Saúde é retirar essa lama (sempre com a proteção de luvas e botas de borracha) e desinfetar o local com uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5%, na seguinte proporção: para 20 litros de água, adicionar duas xícaras de chá (400mL) de hipoclorito de sódio a 2,5% e deixar agir por 15 minutos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter