Letônia proíbe transmissão de todos os canais de televisão com sede na Rússia
A decisão vale até o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia
Todos os canais de TV russos serão proibidos de transmitir na Letônia, a partir de quarta-feira (8), anunciou o regulador nacional de transmissão nesta segunda-feira (6).
Desde a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, o Conselho Nacional de Mídia Eletrônica de Massa da Letônia (NEPLP) já havia proibido vários grandes canais de TV russos de transmitir no país báltico, citando propaganda bélica e agressiva contra a Ucrânia e seus cidadãos, bem como uma ameaça à segurança da Letónia.
A nova decisão afeta cerca de 80 canais da Rússia que ainda estão disponíveis na Letônia, principalmente por meio de algumas operadoras de cabo ou IPTV.
Leia também
• Líbano pede mediação dos EUA por área marítima disputada com Israel
• Homem é preso na França por misteriosos ataques com agulhas
• Ajuda humanitária por um fio na fronteira entre Turquia e Síria
"Tomamos esta decisão após as recentes emendas à Lei de Meios de Comunicação de Massa Eletrônicos, que exige que se proíba canais de TV ou rádio registrados em um país que ameacem agressivamente a integridade territorial e a independência de outro país", disse à AFP, o presidente da NEPLP, Ivars Abolins.
A decisão permanecerá em vigor até que a Rússia encerre sua guerra na Ucrânia e se retire do território ucraniano, incluindo da Crimeia.