Logo Folha de Pernambuco

Grãos ucranianos

Líbano apreende navio que transportava grãos ucranianos "roubados"

As autoridades ucranianas acusam regularmente a Rússia de roubar suas colheitas nas áreas ocupadas para consumo doméstico ou vendê-las ilegalmente no exterior

Transporte de grãos em porto da UcrâniaTransporte de grãos em porto da Ucrânia - Foto: Stringer / AFP

Um promotor libanês ordenou neste sábado (30) a apreensão de um navio de bandeira síria que atracou em um porto no norte do país com uma carga de grãos ucranianos supostamente roubados, de acordo com a embaixada ucraniana em Beirute. 

As autoridades ucranianas acusam regularmente a Rússia de roubar suas colheitas nas áreas ocupadas para consumo doméstico ou vendê-las ilegalmente no exterior. 

Em Beirute, o promotor Ghassan Oueidat pediu à polícia que investigue o caso do navio "Laodicéia", ancorado no porto de Trípoli, norte do Líbano, disse um oficial de justiça à AFP.

Oueidat ordenou que "o navio fosse apreendido até o final da investigação", continuou esta fonte, que prefere permanecer anônima. 

O embaixador da Ucrânia no Líbano, Ihor Ostash, afirmou na quinta-feira (28) que avisou "sobre a entrada de um navio sírio carregado com trigo retirado ilegalmente dos territórios ucranianos ocupados" ao presidente libanês Michel Aoun.

Na sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores libanês informou em sua conta no Twitter que recebeu "uma série de protestos e advertências de vários países ocidentais após a chegada de um navio de bandeira síria transportando farinha e trigo". 

Segundo informações iniciais, o diretor da empresa de transporte é turco, enquanto a mercadoria pertenceria a um comerciante sírio, disse o representante judicial, especificando que parte da carga deveria ser deixada no Líbano e o restante na Síria. 

Um funcionário da alfândega afirmou à AFP na sexta-feira que, após verificação, "os documentos da mercadoria estavam em ordem e que não havia prova de que era roubada".

Veja também

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)
EDUCAÇÃO

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)

Newsletter