ORIENTE MÉDIO

Dezenas de milhares de pessoas fugiram dos bombardeios no Líbano, afirma ONU

Israel bombardeou alvos do movimento islamista pró-Irã Hezbollah no Líbano durante a madrugada desta terça-feira

Bombardeios no sul do Líbano fazem população fugir para BeiruteBombardeios no sul do Líbano fazem população fugir para Beirute - Foto: Jack Guez/AFP

A ONU expressou grande preocupação com a "escalada violenta de hostilidades entre Israel e Hezbollah" no Líbano, onde "dezenas de milhares" de pessoas fugiram da violência no início da semana.

"Estamos extremamente preocupados com a grave escalada de ataques que testemunhamos ontem (segunda-feira). Dezenas de milhares de pessoas se viram obrigadas a abandonar suas casas ontem e durante esta madrugada. O número não para de aumentar", disse o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Matthew Saltmarsh, em Genebra.

"É uma região que já foi devastada pela guerra e um país que conhece muito bem o sofrimento", acrescentou.

Israel bombardeou alvos do movimento islamista pró-Irã Hezbollah no Líbano durante a madrugada desta terça-feira, um dia após os intensos bombardeios que deixaram quase 500 mortos, o que aumenta os temores de um grande conflito regional quase um ano após o início da guerra na Faixa de Gaza entre Israel e Hamas.

"O preço pago pelos civis é inaceitável e a proteção dos civis e das infraestruturas civis no Líbano é primordial. O direito humanitário internacional deve ser respeitado. É urgente acabar com as hostilidades", disse o porta-voz do ACNUR.

"Estamos extremamente alarmados com a escalada violenta das hostilidades entre Israel e o Hezbollah e apelamos a todas as partes que cessem imediatamente a violência e garantam a proteção dos civis", declarou a porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani.

Veja também

Furacão John, rebaixado para tempestade tropical, deixa dois mortos no México
AMÉRICA DO NORTE

Furacão John, rebaixado para tempestade tropical, deixa dois mortos no México

Os 3 principais benefícios das maçãs para a saúde e receitas para consumi-las ao longo do dia

Os 3 principais benefícios das maçãs para a saúde e receitas para consumi-las ao longo do dia

Newsletter