Logo Folha de Pernambuco

Operação policial

Líbio suspeito de planejar ataque à embaixada de Israel é preso na Alemanha

Gravação do dia 6 de outubro de 2023 mostra Sinwar e familiares se abrigando em uma instalação subterrânea, estocando alimentos e itens domésticos

Operação policial alemã prende homem suspeito de integrar grupo Estado IslâmicoOperação policial alemã prende homem suspeito de integrar grupo Estado Islâmico - Foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP

Um homem líbio suspeito de ser integrante do grupo Estado Islâmico (EI) e de planejar um ataque contra a embaixada de Israel na Alemanha foi detido pela polícia de Berlim, informou o Ministério Público Federal neste sábado (19).

"Há indícios de que ele planejou um ataque contra a embaixada israelense em Berlim", declarou um porta-voz do MP alemão à AFP, acrescentando que o detido é "suspeito de ser membro de um grupo terrorista estrangeiro", o EI.
 

Na tarde deste sábado, foi realizada uma ampla operação policial que incluiu forças especiais da cidade de Bernau, perto de Berlim, onde o suspeito foi preso, afirmou o tabloide Bild.

A polícia fez uma busca na residência do homem, localizada nessa cidade, indicou o MP.

Segundo o Bild, o suspeito tem 28 anos e as autoridades foram alertadas sobre seus planos graças a informações de serviços de inteligência estrangeiros.

O embaixador israelense em Berlim, Ron Prosor, agradeceu às autoridades alemãs "por garantirem a segurança de nossa embaixada", em uma mensagem na rede social X.

Desde o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza, as autoridades alemãs aumentaram a vigilância sobre o antissemitismo, assim como em outros países.

Veja também

Defesa Civil de Gaza anuncia 73 mortos em bombardeio israelense no norte do território
ATAQUE

Defesa Civil de Gaza anuncia 73 mortos em bombardeio israelense no norte do território

Na Pensilvânia, Trump ataca governo de Biden e Harris e diz que inflação piorou
Estados Unidos

Na Pensilvânia, Trump ataca governo de Biden e Harris e diz que inflação piorou

Newsletter