Líder democrata do Senado dos EUA pede 'novas eleições' em Israel em discurso
O democrata disse que Netanyahu se cercou de extremistas de direita
O líder democrata do Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, pediu, nesta quinta-feira (14), ao governo israelense que convoque novas eleições, em um discurso em que descreveu o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, como um "obstáculo para a paz".
"Perante esta conjuntura crítica, acredito que uma nova eleição é a única saída para permitir um processo de tomada de decisão saudável e aberto, em um momento em que tantos israelenses perderam a confiança na visão e na direção do seu governo", afirmou Schumer, o político judeu de mais alto escalão nos Estados Unidos atualmente.
O democrata disse que Netanyahu se cercou de extremistas de direita e "tem sido muito tolerante com a perda de vidas civis em Gaza, o que está levando o apoio a Israel a mínimos históricos em todo o mundo".
Leia também
• No Senado, chanceler diz que Israel viola direito internacional
• Ratos invadem sede de polícia nos EUA, comem maconha apreendida e ficam "chapados"
• Foguete Starship, da SpaceX, decola para terceiro voo de teste
"Israel não poderá sobreviver caso se torne um pária", disse Schumer.
O senador fez seu discurso em um momento em que cresce o descontentamento entre os democratas no Congresso dos EUA, e o presidente Joe Biden tenta pressionar o governo de Netanyahu devido ao número de mortes e à situação humanitária pela guerra que trava com o movimento islamista Hamas.