Logo Folha de Pernambuco

Síria

Líder supremo iraniano diz que "resistência" não acabou após queda de Assad na Síria

Síria, sob o regime de Assad, foi durante décadas um aliado próximo do Irã e membro-chave de seu "eixo da resistência"

Aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do IrãAiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã - Foto: Khamenei.IR/AFP

O guia supremo do Irã, Ali Khamenei, declarou nesta terça-feira (17) que Israel e os Estados Unidos estão totalmente equivocados ao pensar que o "eixo da resistência" apoiado pelo governo iraniano foi derrotado após a queda do líder sírio Bashar al Assad.

"Com os acontecimentos na Síria, os crimes cometidos pelo regime sionista, os crimes cometidos pelos Estados Unidos e a ajuda que outros lhes fornecem, pensavam que a resistência havia acabado", disse Ali Khamenei.

"Estão completamente enganados", afirmou em um discurso transmitido pela televisão estatal.

A Síria, sob o regime de Assad, foi durante décadas um aliado próximo do Irã e membro-chave de seu "eixo da resistência", que reúne grupos armados unidos em sua oposição a Israel, como o Hezbollah libanês e o Hamas palestino.

Em 8 de dezembro, após uma ofensiva relâmpago, forças rebeldes sírias lideradas por um grupo sunita radical tomaram Damasco e derrubaram o presidente.

O início da ofensiva rebelde na Síria coincidiu com a entrada em vigor no Líbano, em 27 de novembro, de um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hezbollah, que afetou o grupo libanês.

"O regime sionista imagina que pode cercar e erradicar as forças do Hezbollah na Síria, mas quem será erradicado é Israel", declarou o guia supremo iraniano.

Veja também

Suspeito de matar CEO em NY é acusado de "ato de terrorismo"
EUA

Suspeito de matar CEO em NY é acusado de "ato de terrorismo"

Grupo rebelde que derrubou regime na Síria anuncia que dissolverá seu braço armado
Síria

Grupo rebelde que derrubou regime na Síria anuncia que dissolverá seu braço armado

Newsletter