Logo Folha de Pernambuco

MÉXICO

Líderes celebram eleição da primeira presidente do México

Claudia Sheinbaum é a primeira mulher a se tornar presidente do México

A candidata presidencial do México pelo partido governista Morena, Claudia Sheinbaum, cumprimenta seus apoiadores ao chegar para seu comício de encerramento de campanha.A candidata presidencial do México pelo partido governista Morena, Claudia Sheinbaum, cumprimenta seus apoiadores ao chegar para seu comício de encerramento de campanha. - Foto: Alfredo Estrella / AFP

Os governantes dos países latino-americanos, assim como os representantes da União Europeia e dos países-membros, saudaram a vitória nas eleições de domingo de Claudia Sheinbaum, a primeira mulher a se tornar presidente do México.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, descreveu a eleição da esquerdista de 61 anos como "histórica" e desejou-lhe "sucesso na sua administração".

"Conte com a disposição cubana para continuar fortalecendo a carinhosa fraternidade que une nossos povos", afirmou Díaz-Canel.

O governo venezuelano também saudou a "vitória contundente" da candidata do partido no poder, "de mãos dadas com as forças da esquerda e do progressismo, sobre a direita retrógrada deste país irmão...".

Para a administração do socialista Nicolás Maduro, a vitória de Sheinbaum garante "que as transformações necessárias continuem avançando com a força necessária para o bem-estar de todo o México".

Também o governo sandinista da Nicarágua, chefiado por Daniel Ortega, felicitou a "companheira Claudia" e mostrou a sua "disposição para trabalhar juntos, em todos os campos" em benefício de ambos os países.

"Temos certeza de que a seriedade, a firmeza e o amor demonstrado ao México e às suas famílias serão fatores decisivos para o seu sucesso", acrescentou.

O presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves Robles, disse em sua conta da rede X: "Parabéns Claudia Sheinbaum por conquistar a presidência democraticamente e por ser a primeira mulher a ser presidente desse país".

"Como primeira mulher presidente de Honduras, estendo meus sinceros parabéns à primeira mulher presidente eleita do México, @Claudiashein, por ter alcançado uma contundente vitória eleitoral de mãos dadas com o povo do México e nosso amigo ( ) @lopezobrador_", indicou a presidente de Honduras, Xiomara Castro.

"Concordamos por telefone em trabalhar juntas pela unidade da América Latina e do Caribe", disse ela.

Bernardo Arévalo, presidente da Guatemala, destacou que "o México elegeu a sua primeira mulher presidente" e que "um povo fortalecido pela democracia e pela esperança de um futuro melhor celebra ao lado dela".

Ele observou que o México "tem na Guatemala um aliado disposto a trabalhar em conjunto para aumentar a solidariedade, o respeito pela vida e a prosperidade geral" de ambas as nações.

O presidente da Bolívia, o esquerdista Luis Arce, parabenizou a "contundente vitória" que a "irmã" Sheinbaum obteve, fazendo "história" como a primeira mulher a liderar o governo.

"Estamos convencidos de que as relações entre os nossos povos se fortalecerão para continuarmos a trilhar o caminho da fraternidade, da cooperação e da solidariedade", disse Arce na sua conta da rede X, defendendo trabalhar para a integração regional e "um mundo multipolar".

O Uruguai parabenizou Sheinbaum por meio de mensagem de seu presidente, Luis Lacalle Pou, na rede X: "Desejo-lhe sucesso em sua gestão e trabalharemos para fortalecer ainda mais os laços entre nossos países".

Outra reação veio do Panamá, cujo presidente, Laurentino Cortizo, desejou à vencedora "sucesso em sua gestão":  "Parabenizo o povo mexicano pelo exercício democrático realizado e sua presidente eleita @Claudiashein, a primeira mulher a ocupar este importante cargo na história do México".

Já de fora da região, o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, saudou a vitória de Sheinbaum: "Parabéns...Pela primeira vez na sua história, o México terá uma mulher à frente da Presidência".

"Continuaremos trabalhando para fortalecer as relações entre Espanha e México", acrescentou.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também parabenizou Sheinbaum: "Felicito Claudia Sheinbaum pela sua eleição histórica como primeira mulher presidente do México", disse Biden em comunicado, acrescentando que espera trabalhar com ela "no espírito de parceria e amizade".

A presidente da Comissão Europeia (o braço Executivo da UE), Ursula von der Leyen, felicitou no X a "sua eleição histórica como a primeira mulher presidente do México".

"Espero fortalecer as nossas relações bilaterais sob a sua liderança", sublinhou.

O presidente russo, Vladimir Putin, também deu os parabéns e desejou "sucesso" à esquerdista na sua administração, para destacar que "o México é um parceiro tradicionalmente amigo da Rússia na América Latina".

"Esperamos que a sua presidência contribua para o desenvolvimento contínuo da cooperação construtiva entre os nossos países", acrescentou.

Veja também

Newsletter