mundo

Líderes da Coreia do Sul, China e Japão se reunirão para suas primeiras negociações trilaterais

Após suspensão em dezembro de 2019, devido à pandemia, essas serão suas primeiras conversas trilaterais em mais de quatro anos

Líderes da Coreia do Sul, China e Japão se reunirão para suas primeiras negociações trilateraisLíderes da Coreia do Sul, China e Japão se reunirão para suas primeiras negociações trilaterais - Foto: Reprodução/wikipédia

Os líderes de Coreia do Sul, China e Japão se reunirão na próxima semana em Seul para as suas primeiras conversas trilaterais em mais de quatro anos para discutir como reavivar a sua cooperação, informou nesta quinta-feira (23) o gabinete presidencial da Coreia do Sul. Após a sua cúpula trilateral autônoma inaugural em 2008, os líderes dos três países deveriam realizar uma reunião desse tipo todos os anos. Mas a reunião foi suspensa desde a última, em dezembro de 2019, na China, devido à pandemia e aos laços muitas vezes complicados entre os vizinhos asiáticos.

A reunião trilateral entre o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol, o primeiro-ministro chinês Li Qiang e o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida acontecerá em Seul na segunda-feira, 27. O presidente chinês, Xi Jinping, não estará presente.
 

A Coreia do Sul e o Japão são ambos aliados militares importantes dos EUA, acolhendo juntos um total de 80 mil soldados americanos nos seus territórios. O avanço do programa nuclear da Coreia do Norte e a crescente assertividade da China na região levaram a Coreia do Sul e o Japão a reforçar a sua parceria de segurança trilateral com os Estados Unidos. Isso irritou a China e a Coreia do Norte.

Observadores dizem que a reunião trilateral ocorre num momento em que as três nações asiáticas partilham a necessidade de melhorar os laços. Dizem que a Coreia do Sul e o Japão querem manter bons laços com a China, o seu maior parceiro comercial, enquanto Pequim também não quer ver um maior fortalecimento da cooperação de segurança Seul-Tóquio-Washington.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter