Líderes do G7 reafirmam apoio à proposta de cessar-fogo em Gaza
Os líderes também reiteram os temores em relação ao impacto das operações militares de Israel em Rafah, ao sul de Gaza
Os líderes do G7 reafirmaram apoio à proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza anunciada pelos Estados Unidos, em comunicado conjunto articulado no âmbito da Cúpula em Apúlia, na Itália.
Na nota, o grupo condena os "ataques terroristas brutais" deflagrados pelo Hamas contra Israel em 7 de outubro do ano passado.
Leia também
• Líderes do G7 debatem combate ao tráfico e imigração em segundo dia de Cúpula na Itália
• Líderes do G7 criticam decisão da Venezuela de retirar convite a observadores eleitorais da UE
• Líderes do G7 fecham acordo para destinar US$ 50 bilhões à Ucrânia neste ano
Também defende o direito israelense à autodefesa, mas pede que o país exerça cautela e cumpra as normas da lei internacional para assegurar ajuda humanitária na região.
"Deploramos igualmente todas as perdas de vidas civis e observamos com grande preocupação o número inaceitável de vítimas civis, especialmente mulheres e crianças", ressaltam.
Os líderes também reiteram os temores em relação ao impacto das operações militares de Israel em Rafah, ao sul de Gaza. "Exortamos o governo de Israel a recuar de tal ofensiva", instam
O G7 diz ainda apoiar os esforços da Autoridade Palestina para empreender reformas essenciais para a implementação de suas responsabilidades na Cisjordânia e, após o fim do conflito, em Gaza.
"Reiteramos o nosso compromisso inabalável com a visão da solução de dois Estados, onde dois Estados democráticos, Israel e Palestina, vivam lado a lado em paz, dentro de fronteiras seguras e reconhecidas", pontua.