Logo Folha de Pernambuco

Apec

Lima mobiliza mais de 13 mil efetivos para cúpula da Apec

Esta é a terceira vez que Lima acolhe uma cúpula da Apec após as de 2008 e 2016

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, encabeçam a reunião do fórumOs presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, encabeçam a reunião do fórum - Foto: Brendan Smialowski / AFP

Com o destacamento de mais de 13 mil agentes policiais, o governo peruano prevê garantir a segurança da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que acontece esta semana em Lima, conforme anunciou nesta segunda-feira (11) em comunicado.

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, encabeçam a reunião do fórum que reúne os dirigentes das 21 economias que representam 60% do PIB global.

"A segurança do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) está garantida, não somente com o destacamento de mais de 13 mil efetivos da polícia, mas também com um importante equipamento tecnológico de última geração que permitirá fortalecer os trabalhos de vigilância, prevenção e proteção em benefício dos líderes econômicos participantes", indicou o Ministério do Interior em comunicado.

Os agentes policiais serão responsáveis pela segurança das comitivas oficiais desde a sua chegada ao aeroporto internacional Jorge Chávez em Lima, do traslado aos hotéis e na sede da cúpula que será realizada na sexta-feira e no sábado.

O dispositivo de segurança inclui equipamentos de reconhecimento facial, sistemas antidrones e um robô desativador de explosivos, acrescentou o ministério.

O governo, além disso, decretou feriado na capital peruana de 10 milhões de habitantes de 14 a 16 de novembro e ordenou suspender as aulas presenciais em escolas e universidades de Lima e nas cidades portuárias vizinhas de Callao e Huaral.

Antes da mobilização policial, o Congresso peruano autorizou a entrada de até 600 soldados dos Estados Unidos que apoiarão o governo em tarefas de segurança da Apec.

O contingente autorizado inclui quatro helicópteros BlackHawk MH-60, quatro aviões AWACS, dois aviões B-747-200B (VC-25), entre outros suprimentos de segurança.

À margem do encontro de líderes, associações de transporte e de comércio anunciaram para esta semana uma greve e mobilizações, para denunciar a extorsão do crime organizado.

Esta é a terceira vez que Lima acolhe uma cúpula da Apec após as de 2008 e 2016.

Veja também

ONU: 140 mulheres são vítimas de feminicídio por dia no mundo
LEVANTAMENTO

ONU: 140 mulheres são vítimas de feminicídio por dia no mundo

População da Amazônia Legal receberá 22 mil títulos de propriedades
REGULARIZAÇÃO

População da Amazônia Legal receberá 22 mil títulos de propriedades

Newsletter