Linha Sul do Metrô está paralisada após trem apresentar problemas na tarde desta sexta-feira (23)
De acordo com a CBTU, a linha segue com a "operação paralisada até a avaliação de uma equipe de manutenção"
A Linha Sul do Metrô do Recife está paralisada desde o início da tarde desta sexta-feira (23). De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o transtorno ocorreu após um trem apresentar problemas na saída da Estação Recife, por volta das 14h.
Ainda segundo a CBTU, a linha segue com a "operação paralisada até a avaliação de uma equipe de manutenção, que deverá chegar ao local em breve para emissão do relatório de ocorrência". Não há registro de vítimas.
Leia também
• Hospital confirma morte encefálica de jovem atropelado por trem no Recife
• Sindmetro deve notificar MPT e CBTU até esta sexta (9)
• Metrô do Recife: metroviários convocam assembleia para votação de estado de greve
Metroviários em estado de greve
No último dia 6 de setembro, durante assembleia, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Pernambuco (Sindmetro-PE) decretou estado de greve, que segue até o momento.
Na época, em entrevista à Folha de Pernambuco, o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, informou que o transporte atua no limite do número de composições e que a entidade passaria a fiscalizar, diariamente, a quantidade de trens em circulação, com o objetivo de evitar o funcionamento ainda mais lotado dos equipamentos e preservar a segurança dos usuários.
"Estamos atuando no limite. Atualmente, oito composições atuam na Linha Centro e seis na Linha Sul. Abaixo disso, nós não vamos operar, porque a composição fica superlotada e a via está insegura pela falta de manutenção", afirmou Luiz Soares, informando que o ideal seriam 12 composições na linha Centro e oito na linha Sul.
Ainda de acordo com o presidente do Sindmetro-PE, 170 mil pessoas usam o Metrô do Recife diariamente, número inferior aos 400 mil usuários diários registrados nos últimos anos.