Logo Folha de Pernambuco

Ônibus

Linhas do TI Joana Bezerra que deveriam operar com redução de passageiros seguem com lotação

Usuários da 080 - TI Joana Bezerra/Boa Viagem, 825 - Jardim Brasil/TI Joana Bezerra e 861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra relatam que a situação não melhorou desde a decisão do Grande Recife Consórcio

Ônibus do TI Joana BezerraÔnibus do TI Joana Bezerra - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Três linhas de ônibus do TI Joana Bezerra, na Zona Sul do Recife, estão sendo fiscalizadas, desde a última segunda-feira (18), para só poderem embarcar até 20 pessoas em pé na saída do terminal. 

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, serão, no máximo, 60 pessoas no coletivo, uma vez que cada veículo comporta 40 passageiros sentados. Até então, a restrição começou pelas linhas 080 - TI Joana Bezerra/Boa Viagem, 825 - Jardim Brasil/TI Joana Bezerra e 861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra.

A fiscalização, a princípio, será feita por fiscais do consórcio no horário de pico da manhã, entre 5h e 9h. No entanto, muitos usuários relatam que essa medida não está sendo cumprida, nem no horário de pico e nem nos horários mais calmos. “Tenho sempre observado pela manhã e vão mais de 20 pessoas em pé. É muita gente, com filas grandes”, disse a estudante Karolaine Buarque, que utiliza o TI Joana Bezerra/Boa Viagem.

A comerciante Vanessa Cordeiro, que fica no terminal e também é usuária de transporte coletivo, observa como os ônibus saem todos os dias pela manhã. “É um risco porque sempre está lotado e estamos em uma pandemia. São mais de 20 pessoas em pé e muita gente sem máscara”, contou Vanessa.

Passagem

A partir de fevereiro, os usuários também terão que enfrentar novos valores da tarifa dos ônibus. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) fez pedido de aumento de quase 16% das passagens. No entanto, o Governo de Pernambuco solicitou contraproposta para esse valor e ter uma redução no chamado “horário social” (9h às 11h pela manhã e 13h30 às 15h30 na parte da tarde), que é fora do horário de pico.

Por sua vez, usuários do coletivo não concordam com nenhum aumento. “Vai mudar mais ainda a passagem, um absurdo em meio ao que está acontecendo de pandemia, as pessoas sem dinheiro, desempregadas e mesmo assim ter esse aumento”, opinou o usuário de ônibus, Marcelo Silva.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter