Lipo HD: cirurgião plástico aponta três razões para evitá-la
Os dados mais recentes da pesquisa global da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a lipoaspiração, também chamada de lipoescultura, é uma técnica capaz de promover uma melhor definição, retirar o excesso de gordura e aprimorar a proporção corporal.
Os dados mais recentes da pesquisa global da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society of Aesthetic Plastic Surgery, ISAPS) mostram que a lipoaspiração foi o procedimento cirúrgico estético mais comum em 2021, com mais de 1,9 milhão de procedimentos e um aumento de 24,8%, ultrapassando o aumento dos seios (+3,8%).
Leia também
• Primeiro eliminado do BBB 24, Maycon comemora lipo e enxerto nos glúteos: "Meta alcançada"
• Ex-BBB Michel faz harmonização facial e lipo de papada
• Simaria tem "Dia de Beleza" com procedimentos estéticos e revela realização de lipo
Marcelo Takeshi Ono, (CRM PR 21591), cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), atuante em Londrina, Paraná, alerta sobre a lipo HD, evolução mais moderna da lipoaspiração:
1 - O que é a lipoaspiração HD?
Dr. Marcelo Takeshi Ono: a lipoaspiração de alta definição é uma técnica moderna de cirurgia plástica cujo objetivo não é apenas remover gordura, mas sim realçar os contornos musculares.
A ideia é que a remoção seletiva da gordura evidencie os contornos musculares. Realmente uma mudança de paradigma, tornando os resultados muito mais bonitos e naturais.
2 - Para quem a lipo HD é indicada?
Dr. Marcelo Takeshi Ono: é indicada para pessoas magras que já têm hábitos saudáveis de alimentação e treinos, mas, devido a limitações genéticas ou pela idade, não conseguem definir certas áreas do corpo, por exemplo, o abdome.
3 - Por quais razões a realização de uma lipo HD deve ser evitada?
Dr. Marcelo Takeshi Ono: nem tudo são flores, a lipo HD não deve ser indicada em todos os casos abaixo:
Flacidez de pele em excesso: a pele deve ser firme, porque a flacidez prévia é prejudicial à cirurgia. É importante que a pele seja firme para evidenciar a musculatura, após o procedimento da lipo HD.
Diástase ou afastamento muscular: neste caso, os conceitos da lipo de alta definição podem ser aplicados, mas procedimentos extras, como a plicatura dos músculos (amarração muscular) deve ser feita em conjunto com a lipo HD.
Maus hábitos de alimentação: grandes oscilações de peso decorrente de um estilo de vida precário não só invalidam o resultado, mas também levam à frustração e a sequelas difíceis de corrigir.
4 - Qual é a recomendação para quem está no pós-parto?
Dr. Marcelo Takeshi Ono: a lipo HD, conceitualmente, inclui a definição suave ou leve, moderada e alta. Esta última, a alta definição real, inclui a definição em detalhes de vários grupos musculares, somente sendo compatível com estilo de vida atlético.
Para pessoas “normais”, especialmente mulheres no pós-parto, ou que não são adeptas de atividades físicas, mas querem proporcionalidade e naturalidade, a lipo de suave definição é a mais indicada.