Logo Folha de Pernambuco

Itália

Livro racista e homofóbico escrito por general causa polêmica na Itália

General Roberto Vannacci, de 54 anos, publicou no dia 10 de agosto o livro "O mundo de cabeça para baixo"

Bandeira da ItáliaBandeira da Itália - Foto: Pixabay

O ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, próximo à primeira-ministra de extrema direita, Giorgia Meloni, condenou nesta quinta-feira (7) as "elucubrações" de um general do exército que recentemente publicou um livro com várias declarações homofóbicas e racistas.

O general Roberto Vannacci, de 54 anos, publicou no dia 10 de agosto o livro "O mundo de cabeça para baixo".

No livro, ele se apresenta como "herdeiro do (imperador romano) Júlio César" e garante que homossexuais "não são normais", além de questionar a nacionalidade italiana da jogadora de vôlei Paola Enogu por ser negra.

"O general Vannacci expressou opiniões que desacreditam o Exército (...) e a Constituição", criticou Crosetto em nota e afirmou que abrirá "um processo disciplinar".

O Estado-Maior garantiu que não foi "informado sobre o conteúdo do livro" e que sua publicação não foi "autorizada pela hierarquia militar".

Após sua publicação, partidos de oposição de esquerda, como o Partido Democrático (centro-esquerda), criticaram duramente o conteúdo de um livro que questiona "as discutíveis regras de inclusão e tolerância impostas pelas minorias".

O general Vannacci ocupou cargos na Somália, Ruanda, Afeganistão e Líbia e atualmente dirige o Instituto de Geografia Militar.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter