A PONTE DE LONDRES CAIU

London Bridge: conheça o protocolo do Reino Unido para morte da rainha Elizabeth

Plano, que era secreto, foi revelado em primeira mão pelo jornal The Guardian, em 2017

Rainha ElizabethRainha Elizabeth - Foto: AFP

A preocupação dos médicos com o estado de saúde da rainha Elizabeth II, de 96 anos, fez o "London Bridge", protocolo do Reino Unido para a morte da monarca, se tornar um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, nesta quinta-feira (8). 

Elizabeth assumiu o trono real britânico em 1952, e, em 2022, alcançou a marca de 70 anos de reinado, o maior da história da monarquia do país. 

O plano, que era secreto, foi revelado em primeira mão pelo jornal The Guardian, em 2017. O protocolo prevê os passos dos primeiros instantes após a confirmação do óbito até a coroação do novo rei.

O planejamento envolve departamentos governamentais, mídia, a Commonwealth e até mesmo alterações na moeda e no hino nacional.

"A Ponte de Londres caiu"
Nos primeiros instantes após a morte da rainha, o seu secretário particular, Sir Edward Young, irá transmitir uma mensagem ao primeiro-ministro - Liz Truss assumiu recentemente o posto.

O chefe de governo será o responsável por deflagrar o plano. Em minutos, os outros 15 governos fora do Reino Unido onde a rainha é chefe de estado serão informados por uma linha segura. Nações e líderes da Comunidade das Nações também serão acionados. 

Ponte de LondresLondon Bridge, um dos principais cartões-postais da capital britânica (Foto: Seven Storm/Pexels)

Avisos no portão e plantão
Os portões do Palácio de Buckingham serão usados para emitir a notícia da morte e um plantão programado irá alertar a mídia mundial.

Todos os programas da emissora pública BBC serão interrompidos para exibirem notícias sobre a rainha. Os jornalistas do canal usarão apenas roupas pretas e a marca da BBC deixará de ser vermelha para ficar preta, em sinal de luto.

Rainha morta, rei posto
No mesmo dia da morte de Elizabeth, o príncipe Charles, hoje com 73 anos, assumirá o cargo de rei. No dia seguinte, o rei Charles fará o seu primeiro discurso oficial como rei, no qual o governo lhe vai jurar lealdade ao estampido de 41 tiros.

Em seguida, o rei Charles dará início a uma turnê no Reino Unido para visitar os líderes do governo. Nesse ínterim, as emissoras de TV exibirão documentários para homenagear Elizabeth.

Funeral
Quatro dias após a morte, o caixão de Elizabeth será conduzido do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall, onde ficará por mais quatro dias, enquanto recebe homenagens. As portas se abrirão para o público.

O funeral deve ocorrer entre 10 e 12 dias após a morte da rainha. O dia será feriado oficial no Reino Unido.

Os sinos do Big Ben tocarão às 11h em ponto e o país ficará em silêncio enquanto o caixão será levado para a Abadia de Westminster, onde 2 mil convidados participarão do ato religioso.

Por fim, o caixão será levado para o Castelo de Windsor e posteriormente para a Capela de São Jorge. A rainha será enterrada ao lado do pai, o rei George VI.

Moeda e hino
A nova moeda britânica deverá ser impressa com o rosto do rei Charles. A moeda atual, com o retrato de Elizabeth, será retirada lentamente de circulação. Selos, passaportes, uniformes policiais e militares também serão alterados. Já o hino nacional passará a ser o "God Save the King".
 

Veja também

Professora ganha prêmio ao promover educação antirracista para bebês
Educação

Professora ganha prêmio ao promover educação antirracista para bebês

Saúde quer imunizar 28 milhões de animais contra raiva em todo o país
vacinação

Saúde quer imunizar 28 milhões de animais contra raiva em todo o país

Newsletter