Londres 'não mudará' de posição sobre Brexit, diz negociador britânico
Frost afirmou que ele e seu homólogo na UE, Michel Barnier, retomariam suas negociações neste domingo
O Reino Unido não mudará de posição em sua busca por um acordo pós-Brexit com a União Europeia (UE) - alertou o negociador britânico, David Frost, neste domingo (15), ao chegar a Bruxelas, onde as negociações continuarão. "Estamos trabalhando para chegar a um acordo, mas o único possível é um que seja compatível com nossa soberania e que nos devolva o controle das nossas leis, nosso comércio e nossas águas. Essa tem sido nossa posição coerente desde o início, e não vou mudá-la", tuitou.
Leia também
• União Europeia dá 1º passo legal para obrigar Boris a cumprir acordo do brexit
• Brexit: Reino Unido prepara saída sem acordo comercial
• Meados de outubro é limite para acordo pós-Brexit, diz premiê britânico
Frost afirmou que ele e seu homólogo na UE, Michel Barnier, retomariam suas negociações neste domingo. Esta última rodada de negociações deve durar vários dias e pode ser a última chance para ambas as partes chegarem a um acordo antes do término do período de transição pós-Brexit, que expira no fim deste ano.
Frost insistiu: "talvez a gente não consiga". Embora tenha reconhecido que houve avanços, ele disse que ainda há "elementos-chave" para serem resolvidos. As negociações entre o Reino Unido e a UE continuam a enfrentar três obstáculos, em especial: o alinhamento das normas e regras do jogo em matéria de concorrência, a solução de controvérsias e a pesca nas águas britânicas.