Lote com 71,8 mil doses de vacinas pediátricas da Pfizer chega a Pernambuco
Estado se prepara para semana de mobilização para acelerar a imunização infantil
Pernambuco recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), um novo lote com 71.800 doses de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. O quantitativo do imunizante, que será destinado à primeira aplicação, aterrissou no Aeroporto do Recife por volta das 10h40 e seguiu para a sede do Programa Estadual de Imunizações, no Recife.
Com a chegada desse novo carregamento, Pernambuco totaliza 712.180 doses recebidas para a campanha pediátrica, que teve início em 14 de janeiro.
Desse montante, 322.314 foram aplicadas, o que representa um número baixo, segundo a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, uma vez que representa apenas 27,26% da cobertura prevista para este grupo populacional.
Leia também
• Com índice baixo, Pernambuco terá 'Dia C' para acelerar vacinação de crianças contra Covid-19
• Recife vacina crianças de 5 a 11 anos nas escolas municipais
• Uma criança morreu a cada três dias por Covid enquanto país debatia vacinação
"O PNI Estadual analisa que a imunização tem avançado lentamente. A vacinação dos pequenos é um ponto-chave para diminuir a circulação viral”, afirma a gestora.
As novas doses recebidas nesta sexta seguirão para as sedes das doze Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficarão à disposição dos representantes municipais para retirada e andamento das suas estratégias de vacinação.
Na tarde desta sexta-feira, ainda há, segundo o Governo de Pernambuco, a previsão de recebimento de outra remessa de CoronaVac, com mais de 160 mil doses.
Dia C
O Estado se prepara para uma semana de mobilização da vacinação pediátrica. Conforme pactuado, municípios deverão incentivar a imunização dos pequenos em locais estratégicos, como escolas. A estratégia irá culminar com o Dia C, marcado para o sábado, 26 de fevereiro. A ação pretende alavancar os índices de cobertura vacinal.
A vacinação de crianças de 6 a 11 anos está autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com a utilização da vacina CoronaVac, exceto em crianças imunocomprometidas, enquanto a imunização de crianças com idade de 5 a 11 anos deve ser realizada com a Pfizer.