Negociação

Lula afirma que conversará com Daniel Ortega para 'resolver problemas com a igreja'

Presidente tenta negociar a libertação do bispo católico Rolando Alvarez, um dos alvos da perseguição religiosa na Nicarágua

Declarações de Lula ocorrem no mesmo dia em que o petista participa do "Foro de São Paulo", encontro que reúne partidos de esquerda da América Latina e do CaribeDeclarações de Lula ocorrem no mesmo dia em que o petista participa do "Foro de São Paulo", encontro que reúne partidos de esquerda da América Latina e do Caribe - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira que vai conversar o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, para "resolver os problemas com a igreja". Lula, desde que foi recebido pelo Papa Francisco, na semana passada, tenta negociar a libertação do bispo católico Rolando Alvarez, um dos alvos da perseguição religiosa no país caribenho.

— Temos um problema na Nicarágua, eu vou conversar com o presidente da Nicarágua, porque tenho relação para conversar, porque eu acho que tem que resolver os problemas com a igreja. Mas cada país toca o seu destino — afirmou Lula durante entrevista para a Rádio Gaúcha.

Desde os protestos contra o governo de Ortega, em 2018, o ditador endureceu o regime e passou a perseguir quem faz oposição. O bispo Rolando Álvarez, por exemplo, foi condenado em fevereiro a 26 anos de prisão por, entre outras acusações, atentar contra a integridade nacional.

O religioso estava detido desde agosto do ano passado por conspiração e se recusou a ser deportado aos Estados Unidos com outros 222 opositores libertados e expulsos do país com a pecha de "traidores da pátria".

Em Roma, na semana passada, Lula declarou que negociará pessoalmente com Daniel Ortega para libertar o religioso. Também disse que Ortega deveria ter “a coragem” de reconhecer que houve um erro.

As declarações de Lula ocorrem no mesmo dia em que o petista participa do "Foro de São Paulo", encontro que reúne partidos de esquerda da América Latina e do Caribe. Como mostrou o Globo, Lula e aliados do PT traçaram uma estratégia para se distanciar do regime de Daniel Ortega. A cúpula inclui convidados de regimes totalitários na região, como políticos ligados ao líder sandinista.

Entre petistas, há a preocupação de que o governo da Nicarágua seja associado ao PT e a Lula durante a realização do Foro. É esperado que o presidente faça menção à perseguição aos opositores na Nicarágua durante sua participação na cúpula.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter