Logo Folha de Pernambuco

rio de janeiro

Lula compara ataques no Rio à bombardeios na Faixa de Gaza: "Tanto fogo e tanta fumaça"

Capital fluminense sofreu o maior ataque efetuado pela milícia após a morte do paramilitar Faustão na Zona Oeste da cidade, com 35 ônibus incendiados

Lula faz live na manhã desta terça-feira Lula faz live na manhã desta terça-feira  - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira que as cenas de violência no Rio de Janeiro pareciam "a própria faixa de gaza". O presidente deu as declarações durante evento do Conselhão, no Palácio do Planalto. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, estava entre os participantes.

"O problema da violência do Rio de Janeiro, era muito fácil ficar vendo aquelas cenas, que parecia a própria Faixa de Gaza de tanto fogo e de tanta fumaça e dizer "é um problema do Rio de Janeiro, do prefeito Eduardo Paes, do governador". Não, é um problema do Brasil, é um problema nosso, que temos que tentar encontrar solução.

A capital fluminense sofreu na segunda-feira o maior ataque efetuado pela milícia após a morte do paramilitar Faustão na Zona Oeste da cidade, com 35 ônibus incendiados.

Nessa terça-feira (24), Lula afirmou que quer intensificar a atuação das Forças Armadas em portos e aeroportos para combater o crime organizado no Rio de Janeiro. O Ministério da Defesa acredita que será possível atender ao pedido do governador do Rio, Cláudio Castro (PL-RJ), para o emprego pontual das Forças Armadas no combate ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

Como antecipou a coluna de Lauro Jardim, o pedido do governador foi feito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em telefonema na última terça-feira. Castro quer que o governo federal autorize o patrulhamento de tropas militares da Marinha na Baía da Guanabara e portos do estado, além da Aeronáutica nos aeroportos Galeão e Santos Dumont.

Castro está em Brasília nesta quarta-feira para uma série de reuniões. Há previsão de um encontro com o ministro da Defesa ainda na tarde desta quarta-feira (25).

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter