Logo Folha de Pernambuco

política

Lula defenderá trabalho decente, combate à fome e taxação de super ricos em viagem à Europa

Presidente participará de conferência da OIT, na Suíça, e reunião do G7, na Itália

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Sergio Lima/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para a Europa na noite de quarta-feira, na base aérea do Rio de Janeiro, para participar de uma conferência da Organização Mundial do Trabalho (OIT) na Suíça, e da Cúpula do G7, na Itália. Lula defenderá o trabalho decente, o combate à fome e a taxação dos super ricos.

Na quinta-feira pela manhã, em Genebra, Lula abrirá o evento da OIT -- que terá como tema central a justiça social -- com um discurso contra a desigualdade e a exclusão.

Ele lembrará a iniciativa lançada no ano passado com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pelo trabalho decente, regras justas e respeito aos direitos dos trabalhadores.
 

Convidado pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, Lula seguirá no mesmo dia para Borgo Egnazia, onde participará, na sexta-feira, da Cúpula do G7 (EUA, Itália, Japão, França, Reino Unido, Canadá e Alemanha). Entre os temas a serem tratados estão inteligência artificial e transição energética.

Até o momento, o governo brasileiro confirmou cinco encontros bilaterais que Lula terá na manhã de sexta-feira: o Papa Francisco; o premier da Índia Narendra Mod; e os presidentes da França (Emannuel Macron), da África do Sul (Cyril Ramaphosa) e da Comissão Europeia (Ursula von der Leyen).

Há outros quatro pedidos de reunião com o mandatário brasileiro que estão em análise. Os encontros confirmados deverão ocorrer na manhã de sábado.

Segundo o Itamaraty, não houve consultas do lado brasileiro, nem do argentino, sobre uma possível conversa entre Lula e o presidente do país vizinho, Javier Milei. Os dois líderes são adversários políticos na região e jamais trocaram uma palavra.

Veja também

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil
chuvas

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores
eua

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores

Newsletter