diplomacia

Lula: Disse a Mattarella para avisar UE que nós do Mercosul estamos aptos para fazer acordo

A declaração ocorreu em entrevista coletiva a jornalistas ao lado de Mattarella, após o almoço no Itamaraty

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, e o Presidente Lula.O presidente da Itália, Sergio Mattarella, e o Presidente Lula. - Foto: Reprodução/X

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter dito ao presidente da Itália, Sergio Mattarella, durante reunião bilateral nesta segunda-feira, 15, que os países do Mercosul estão "aptos" para firmar o acordo comercial com a União Europeia.

A declaração ocorreu em entrevista coletiva a jornalistas ao lado de Mattarella, após o almoço no Itamaraty.

"Eu disse ao presidente Mattarella para avisar aos companheiros da União Europeia que nós do Mercosul estamos aptos de fazer um acordo com a União Europeia. Agora, depende dos europeus", afirmou.
 

Lula afirmou que acha "pouco" o fluxo comercial de cerca de US$ 10 bilhões entre o Brasil e a Itália.

Na ocasião, o presidente brasileiro disse ter insistido pela vinda do homólogo europeu por que o Brasil é o maior território italiano fora da Itália.

O petista também enalteceu os italianos pela "participação extraordinária" na agricultura, na indústria, nas universidades e na cultura. Ele relembrou, ainda, a "relação histórica" entre o Brasil e a Itália desde 1824, por conta da imigração.

"Nós temos um fluxo comercial de aproximadamente US$ 10 bilhões por ano. Eu acho pouco", declarou. "Então, eu espero que essa vinda do presidente Mattarella venha a possibilitar a gente restabelecer o fortalecimento da parceria estratégica entre o Brasil e a Itália."

Na ocasião, o presidente da Itália também agradeceu ao Brasil pela recepção e exaltou o vínculo entre os dois países.

"Para mim, foi um dia inesquecível. Mais uma vez, registramos a grande proximidade entre o Brasil e a Itália com o presidente Lula", disse Mattarella. "Nós compartilhamos os mesmos objetivos, os mesmos valores e a mesma esperança para a humanidade. Isso se baseia num vínculo muito forte entre o Brasil e a Itália."

Segundo o presidente brasileiro, Mattarella ainda vai visitar os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

O almoço teve a participação de diversas autoridades brasileiras, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e ministros do governo.
 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter