Logo Folha de Pernambuco

VENEZUELA

Lula vai se reunir com Boric e chefes de poderes no Chile em meio à tensão sobre Venezuela

Presidente retorna ao Brasil na terça-feira

Gabriel Boric, presidente do Chile, e Lula Gabriel Boric, presidente do Chile, e Lula  - Foto: AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com o presidente do Chile, Gabriel Boric, e os chefes da Suprema Corte e Congresso chilenos nesta segunda-feira. A viagem estava marcada para dois meses atrás, mas foi adiada por causa das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul.

Lula embarcou para Santiago, capital chilena, neste domingo e volta para o Brasil nesta terça.

No Chile, Lula deve discutir com Boric o resultado contestado da eleição na Venezuela, com a vitória proclamada de Nicolás Maduro, segundo integrantes do governo Lula. Diante dos protestos da oposição venezuelana, que tinha como candidato o diplomata Edmundo González, Boric não descartou a possibilidade de fraude no pleito. A consequência foi a expulsão de diplomatas chilenos por Maduro.

 

O encontro com Boric acontecerá às 10h (no horário de Santiago) Palacio de La Moneda, seguido de uma reunião ampliada e assinatura de atas. Logo depois, os dois chefes do Executivo farão uma declaração conjunta à imprensa. Durante a tarde, Lula visitará os chefes do Congresso e da Suprema Corte do Chile.

Ao final da tarde, o presidente brasileiro vai se encontrar com o secretário-executivo da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), José Manuel Salazar-Xirinachs e o CEO da Latam, Roberto Alvo Milosawlewitsch.

Lula ainda deve comparecer ao encerramento do fórum de empresários do Brasil e do Chile, com a presença de Boric, onde os dois devem discursar.

Na terça, Lula terá uma audiência com a prefeita de Santiago, filha de brasileiros, e vai visitar o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos durante a manhã. Às 12h30 o presidente embarca de volta para o Brasil.

Veja também

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível
Guerra no oriente médio

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1
BRASIL

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1

Newsletter