Ilícito

Maconha: Grande estudo revela com que frequência a cannabis desencadeia episódios psicóticos

Cerca de 1 em 200 (ou apenas 0,5%) pode sofrer um episódio psicótico, envolvendo alucinações, delírios e paranóia

Maconha Maconha  - Foto: Jack Taylor/AFP

O uso da maconha e a psicose estão ligados há muito tempo, mas uma nova pesquisa tenta fornecer alguma clareza sobre a frequência desse problema, numa metanálise de numerosos estudos envolvendo mais de 200 mil participantes.

Embora estudos isolados tenham sugerido que a psicose ocorra entre 1% e 70% dos consumidores de cannabis, a nova análise conclui que cerca de 1 em 200 (ou apenas 0,5%) pode sofrer um episódio psicótico, envolvendo alucinações, delírios e paranóia.

Pesquisas anteriores sugeriram que os genes da esquizofrenia poderiam explicar por que alguns usuários de cannabis desenvolvem psicose e outros não. A cannabis de alta potência também se tornou mais comum e descobriu-se que duplica o risco de psicose em adultos jovens.

Esta nova análise constata que, de forma semelhante, com jovens adultos e mulheres, pessoas com problemas de saúde mental pré-existentes, como transtorno bipolar, correm maior risco de psicose do que outras.

Indivíduos que foram expostos à droga mais cedo e com mais frequência do que outros também não apresentavam maior risco de psicose nesta análise específica de episódios psicóticos agudos. No entanto, o uso diário ainda pode representar um risco maior de desenvolver psicose a longo prazo.

O estudo foi publicado na Nature Mental Health.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter