frança

Macron adia apresentação da polêmica reforma da previdência na França

Proposta é adiar a idade da aposentadoria de 62 para 65 anos

Macron adia apresentação da polêmica reforma da previdência na FrançaMacron adia apresentação da polêmica reforma da previdência na França - Foto: Gonzalo Fuentes / POOL / AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou nesta segunda-feira (12) que a apresentação da polêmica reforma da Previdência, prevista para esta quinta-feira (15), foi adiada para 10 de janeiro.

A mudança aconteceu por conta da troca de líderes em dois importantes partidos da oposição.

"Isso nos permitirá ter algumas semanas para que os que (...) acabaram de assumir responsabilidades possam abordar alguns elementos-chave da reforma com o governo", declarou, em uma alusão ao Partido Republicano (direita) e ao grupo ambientalista.

Adiar a idade da aposentadoria de 62 para 65 é uma das importantes reformas que o liberal Macron quer realizar em seu segundo mandato. Essa é a segunda vez que o presidente tenta emplacar a mudança, após a pandemia tê-lo obrigado a suspender a primeira tentativa em 2020.

Depois de perder a maioria absoluta na Assembleia Nacional, o presidente agora terá mais dificuldades.

O Executivo havia anunciado que apresentaria a reforma em 15 de dezembro, poucos dias antes do Natal. Os críticos do texto anunciaram, porém, que fariam o possível para impedi-lo.

Macron confirma que o adiamento da idade de aposentadoria e a redução do desemprego são os únicos meios que o Estado tem para aumentar sua receita sem aumentar os impostos, em um contexto de elevados déficit e dívida pública.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter