Logo Folha de Pernambuco

Guerra

Macron afirma que "existe caminho diplomático" para o Líbano

Presidente francês deu declaração em um vídeo publicado nas redes sociais dirigido aos libaneses

O presidente francês Emmanuel Macron O presidente francês Emmanuel Macron  - Foto: Ludovic Marin / AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou nesta quinta-feira (19) que “existe um caminho diplomático” para o Líbano, onde o temor de uma guerra total entre o Hezbollah e Israel aumentou após as explosões letais de aparelhos de comunicação de membros do movimento pró-Irã.

A guerra “não é inevitável”, e “nada, nenhuma aventura regional, nenhum interesse privado, nenhuma lealdade à causa que for, merece desencadear um conflito no Líbano”, diz Macron em um vídeo publicado nas redes sociais, dirigido aos libaneses.

"Uma escalada não interessa a ninguém", ressalta o presidente, que conversou hoje com o o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati; o presidente da Câmara dos Deputados, Nabih Berri; e o comandante das Forças Armadas libanesas, Joseph Aoun, além do premier israelense, Benjamin Netanyahu.

Macron "ressaltou sua preocupação após a série de explosões no Líbano, que contribui para uma escalada perigosa da tensão naquela região", e pediu que "todas as partes atuem para evitar uma guerra", informou a Presidência francesa.

Veja também

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Newsletter