Logo Folha de Pernambuco

chile

Macron chega ao Chile, última parada de sua viagem pela América Latina

Presidente francês desembarcou em Santiago do Chile vindo do Rio de Janeiro,

Macron chega ao ChileMacron chega ao Chile - Foto: Ludovic MARIN/AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, chegou ao Chile na noite de terça-feira, última etapa da sua viagem pela América Latina, onde defendeu a oposição da França ao acordo de livre comércio entre a União Europeia e o bloco regional do Mercosul.

O presidente francês desembarcou em Santiago do Chile vindo do Rio de Janeiro, onde participou da cúpula do G20 na segunda e terça-feira. Anteriormente, ele iniciou sua viagem com escala na Argentina.

O Chile não é membro do Mercosul, ao contrário da Argentina e do Brasil. Macron pretende destacar o acordo comercial que existe entre a UE e Santiago, um tratado modelo, na sua opinião, que incorpora o cumprimento das normas ambientais europeias e que, portanto, leva em consideração as preocupações dos agricultores franceses.

Os agricultores franceses mobilizam-se mais uma vez na França, principalmente para se opor à assinatura do acordo com o Mercosul, acusado de promover a concorrência desleal, e para isso contam com o apoio quase unânime da classe política francesa.

Macron será recebido nesta quarta-feira pelo seu homólogo chileno Gabriel Boric, que lidera uma coalizão de esquerda. Os dois países deverão assinar um acordo sobre a criação de um centro franco-chileno dedicado à inteligência artificial, segundo um comunicado da Presidência chilena.

Veja também

Ministério da Saúde de Gaza relata 43.985 mortes desde o início da guerra
GUERRA NA UCRÂNIA

Ministério da Saúde de Gaza relata 43.985 mortes desde o início da guerra

Funeral do cantor Liam Payne acontece nesta quarta-feira (20)
MORTE

Funeral do cantor Liam Payne acontece nesta quarta-feira (20)

Newsletter