Emmanuel Macron

Macron instala Israel para impedir bombardeios que matam civis em Gaza

Questionado sobre uma violação do direito internacional por parte de Israel

MacronMacron - Foto: Yoan Valat/Pool/ AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, instruiu Israel a parar os bombardeios que matam civis em Gaza em uma entrevista à BBC transmitida nesta sexta-feira (10).

“Compartilhamos a dor [de Israel]. E compartilhamos seu desejo de nos libertar do terrorismo”, disse Macron. Mas “não há justificativa” para os bombardeios que matam civis em Gaza, acrescentou, ao mencionar “bebês, mulheres e idosos”.

Questionado sobre uma violação do direito internacional por parte de Israel, Macron destacou que não é "um juiz", mas sim "um chefe de Estado".

Israel prometeu "aniquilar o Hamas" na represália ao ataque de 7 de outubro, no qual combatentes islâmicos mataram 1.200 pessoas, em sua maioria civis, e sequestraram cerca de 240, segundo um novo balanço de Israel revisado para baixo nesta sexta-feira (o balanço anterior era de 1.400 mortos).

Desde então, os bombardeios israelenses e incursões militares na Faixa de Gaza como represália deixaram mais de 11.000 mortos, incluindo 4.500 crianças, segundo o Hamas, no poder nesse território palestino.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter