Logo Folha de Pernambuco

DIPLOMACIA

Macron se encontrará com Milei em Paris durante os Jogos Olímpicos

Esta "reunião de trabalho" será a primeira entre Macron e o presidente ultraliberal argentino

Presidente da Argentina, Javier MileiPresidente da Argentina, Javier Milei - Foto: Ralf Hirschberger/AFP

O presidente da França, Emmanuel Macron, receberá em Paris, nesta sexta-feira (26), o presidente argentino Javier Milei, convidado pelo governo para a abertura dos Jogos Olímpicos.

Esta "reunião de trabalho" será a primeira entre Macron e o presidente ultraliberal argentino, que protagonizou vários incidentes diplomáticos desde a sua eleição.

Buenos Aires pediu desculpas à França na semana passada por um comentário da vice-presidente Victoria Villarruel, que qualificou o país europeu como "colonialista" e os franceses como "hipócritas" frente ao racismo, após um debate suscitado por músicas da seleção albiceleste consideradas racistas e homofóbicas.

A reunião entre Macron e Milei será às 11h00 (6h00 no horário de Brasília) no Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, antes de uma recepção prevista para a tarde para mais de 80 chefes de Estado e de governo.

Durante a recepção, o presidente francês transmitirá a seus convidados "uma mensagem de paz e tolerância enquanto 10.500 atletas de todo o mundo se reúnem" em Paris, segundo o Eliseu.

Após o evento, todos os líderes irão se dirigir para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, às margens do rio Sena, onde desfilarão 205 delegações e 85 barcos durante duas horas e meia.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter