Logo Folha de Pernambuco

COP28

Macron pede aos países do G7 que deixem de usar carvão "antes de 2030"

Continuar investindo no carvão em todo o mundo é "um verdadeiro absurdo" quando se trata do objetivo de combater o aquecimento global

Emmanuel Macron, presidente da AFPEmmanuel Macron, presidente da AFP - Foto: Ludovic Marin/AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu, nesta sexta-feira (1º), aos países do G7 das maiores potências ocidentais que "se comprometam a acabar com o carvão" antes de 2030 para "dar o exemplo", durante a conferência climática COP28 em Dubai.

Continuar investindo no carvão em todo o mundo é "um verdadeiro absurdo" quando se trata do objetivo de combater o aquecimento global, e "é por isso que devemos iniciar uma mudança absoluta" para abandonar completamente o seu uso, disse o presidente francês na cúpula anual sobre o clima da ONU.

"Os países emergentes devem abandonar o carvão e esta é a segunda etapa, após a qual os países mais ricos devem liderar", declarou Macron.

"Mas os países do G7 devem dar o exemplo e comprometer-se a acabar com o carvão nos seus países antes dos outros, ou seja, antes de 2030", disse, referindo-se a Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Neste sentido, lembrou o compromisso da França de fechar a sua última central elétrica a carvão "em 2027".

"O G7 tem uma grande responsabilidade, assim como a China, que é hoje o segundo país emissor histórico e que, portanto, mudou de alguma forma o seu status", destacou o presidente francês.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter