Logo Folha de Pernambuco

Diplomacia

Macron se reúne com presidente iraniano sobre programa nuclear e direitos das mulheres no Irã

Europa aguarda resposta formal de Teerã às últimas condições propostas para reativar o acordo nuclear de 2015

Presidente francês, Emmanuel Macron e seu homólogo do Irã, Ebrahim RaisiPresidente francês, Emmanuel Macron e seu homólogo do Irã, Ebrahim Raisi - Foto: Ludovic MarinI / AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, se reuniu nesta terça-feira (20), à margem da Assembleia Geral da ONU, com seu homólogo do Irã, Ebrahim Raisi, sobre o programa nuclear e os direitos das mulheres naquele país.

"A bola está agora no campo do Irã", disse o presidente francês após abordar as difíceis negociações para reviver o acordo nuclear de Teerã com as potências mundiais.

Macron afirmou ter apresentado "um quadro claro" para um acordo "verificável pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que preserva a segurança da região, ou seja, de todos os países vizinhos", em particular os "do Golfo e Israel".

A Europa aguarda uma resposta formal de Teerã às últimas condições propostas para reativar o acordo nuclear de 2015, denunciado em 2018 pelo então presidente americano, Donald Trump.

Macron disse que Raisi "expressou preocupação" em relação às "garantias", em particular para que o acordo seja mantido independentemente do governo da época nos Estados Unidos.

Teerã também quer o fim de uma investigação da AIEA sobre vestígios de urânio enriquecido encontrados em três locais não declarados, o que pode ser um sinal de que o Irã tem um programa destinado a obter a bomba atômica.

Para o presidente francês, “a AIEA deve fazer seu trabalho com total independência” e “não podemos jogar com a confiança e a segurança”.

No entanto, Macron disse que insistiu "no respeito aos direitos das mulheres" após as manifestações desencadeadas em várias cidades iranianas pela morte de uma jovem sob custódia da polícia.

Veja também

"Chip da beleza": Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais; entenda
SAÚDE

"Chip da beleza": Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais; entenda

Na Hungria, Orbán promete desconsiderar mandado de prisão internacional para Netanyahu
PRISÃO

Na Hungria, Orbán promete desconsiderar mandado de prisão internacional para Netanyahu

Newsletter