Logo Folha de Pernambuco

GUERRA ISRAEL-HAMAS

Macron urge Netanyahu a 'parar' operações em Gaza ante balanço 'intolerável'

Chefe de Estado francês considera imperativo abrir o porto de Ashdod para que a ajuda chegue ao território palestino

Tanque do exército israelense avança no sul de Israel ao longo da fronteira com a Faixa de GazaTanque do exército israelense avança no sul de Israel ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza - Foto: Jack Guez/AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, apelou nesta quarta-feira (14) ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a "parar" as operações militares na Faixa de Gaza, já que "o balanço humano e a situação humanitária" são "intoleráveis", indicou seu gabinete.

Em uma conversa telefônica, Macron "manifestou a firme oposição da França a uma ofensiva israelense em Rafah" e considerou "muito urgente" que se alcance "um acordo para um cessar-fogo sem mais demora", afirmou a Presidência francesa.

O chefe de Estado francês considera "imperativo abrir o porto de Ashdod, uma via terrestre direta a partir da Jordânia, e todas as passagens de fronteira" para que a ajuda chegue ao território palestino, acrescentou a fonte.

Israel lançou uma importante operação militar na Faixa de Gaza depois que o grupo islamista palestino Hamas matou cerca de 1.160 personas, em sua maioria civis, em um sangrento ataque em 7 de outubro.

Desde então, a resposta de Israel já matou ao menos 28.576 pessoas na Faixa de Gaza, a maioria mulheres, adolescentes e crianças, segundo o Ministério da Saúde do Hamas, que governa este território palestino.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter