Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

Madri e Bagdá assinam acordos na primeira visita à Espanha de um primeiro-ministro iraquiano

Al Sudani foi recebido em Madri pelo seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez (D) caminha com o primeiro-ministro iraquiano Mohammed Shia al-SudaniiO primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez (D) caminha com o primeiro-ministro iraquiano Mohammed Shia al-Sudanii - Foto: Javier Soriano / AFP

Madri e Bagdá assinaram, nesta quinta-feira (28), vários acordos de cooperação durante a visita do primeiro-ministro, Mohammed Shia Al Sudani, a primeira de um chefe de Governo iraquiano à Espanha.

Al Sudani foi recebido em Madri pelo seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, com quem assinou memorandos de entendimento sobre "cooperação financeira e Justiça", enquanto organizações empresariais espanholas assinaram acordos semelhantes para fortalecer a "cooperação industrial e empresarial", explicou o Governo espanhol em um comunicado.

Um dos objetivos dos contatos e acordos é aumentar a presença de empresas espanholas no Iraque, em setores como “defesa, infraestruturas, transportes, agro-alimentar, gestão da água", acrescenta o texto.

Espanha faz parte da missão da Otan no Iraque. Sánchez, que visitou as tropas espanholas ali destacadas em dezembro de 2023, reiterou a Al Sudani "o compromisso e o apoio da Espanha aos esforços do Governo do Iraque para manter a sua estabilidade, segurança e soberania".

Da mesma forma, ambos os líderes abordaram a situação no Oriente Médio e apelaram a "todas as partes" para "agirem com a máxima contenção, acabarem imediatamente com a violência e respeitarem plenamente o direito internacional".

Segundo dados oficiais espanhóis, em 2023 as exportações espanholas para o Iraque foram de 206 milhões de euros (217 milhões de dólares ou 1,26 bilhão de reais), aumentando 18% em relação ao ano anterior, enquanto as importações iraquianas para Espanha, principalmente petróleo, ascenderam a 1,65 bilhão de euros.

Em uma entrevista publicada no jornal espanhol El Mundo, Al Sudani lembrou que "foi recentemente adjudicado a uma empresa espanhola um projeto ferroviário no valor de 250 milhões de euros" e que "está sendo negociado um metrô entre duas cidades".

Veja também

Com cessar-fogo de Israel, milhares de libaneses retornam da Síria
Israel

Com cessar-fogo de Israel, milhares de libaneses retornam da Síria

Sheinbaum descarta "guerra tarifária" com EUA após conversa com Trump
diplomacia

Sheinbaum descarta "guerra tarifária" com EUA após conversa com Trump

Newsletter