Maduro

Maduro celebra data de eleições presidenciais na Venezuela

O governo e a oposição haviam concordado nessas negociações com a realização de eleições no segundo semestre de 2024

VenezuelaVenezuela - Foto: Federico Parra/AFP

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, candidato à terceira reeleição, comemorou a convocação de eleições para 28 de julho, anunciada nesta terça-feira (5) pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

"O CNE falou, palavra sagrada, e dizemos 'amém!' ao anúncio de eleições em 28 de julho. Tenho certeza de que o povo voltará a travar sua batalha e a conquistar uma grande vitória", disse Maduro.

Sem confirmar oficialmente sua candidatura, o presidente chavista, 61, ressaltou que a convocação foi feita "respeitando firmemente as negociações e os acordos que, por meio de um diálogo inclusivo, vêm da Noruega, do México e de Barbados".

O governo e a oposição haviam concordado nessas negociações com a realização de eleições no segundo semestre de 2024, além da observação da União Europeia e de outros atores internacionais.

O presidente do CNE, Elvis Amoroso, ex-controlador responsável pela inabilitação de opositores e sancionado pelos Estados Unidos em 2017 e pela União Europeia em 2020, informou que a data foi aprovada por unanimidade.

O período de inscrição de candidaturas vai de 21 a 25 de março e a campanha eleitoral acontecerá de 4 a 25 de julho.

O anúncio coincide com o 11º aniversário da morte do presidente Hugo Chávez (1999-2013), e a data das eleições, com o dia do seu nascimento.

Maduro lançou hoje em Caracas "a grande missão Hugo Chávez Frías", um programa social com o qual promete combater "a desigualdade horrorosa", que atribui às sanções americanas. O plano inclui a distribuição de 6,2 milhões de pares de calçados e 1 milhão de colchões.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter