Logo Folha de Pernambuco

AMÉRICA LATINA

Maduro pede que Turquia aumente investimentos na Venezuela

Investimentos no país caribenho superam 850 milhões de dólares

Nicolás MaduroNicolás Maduro - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nesta sexta-feira (29) que a Turquia, importante aliado econômico e político da Venezuela, aumente os investimentos no país caribenho, que superam 850 milhões de dólares.

"Chegou o momento, chanceler, de expandir o investimento turco" na Venezuela, expressou Maduro em declaração junto ao chanceler da Turquia, Mevlut Cavusoglu, que faz uma visita oficial a Caracas.

Após a assinatura de oito acordos de cooperação em matéria de saúde, economia, esportes e outras áreas, o presidente reiterou que a Venezuela "está se recuperando”, após anos de crise profunda e recessão.

O presidente venezuelano, que mantém suas viagens limitadas em meio às sanções econômicas e à crise em seu país, informou que "muito em breve" visitará a Turquia para acelerar a cooperação mútua.

Cavusoglu chegou ontem a Caracas, acompanhado de uma delegação oficial de 14 membros, para revisar os acordos entre Venezuela e Turquia no âmbito da cooperação mista entre os dois países, iniciada em 2009. A Turquia é um dos principais aliados comerciais da Venezuela, que, após as sanções dos Estados Unidos, fortaleceu suas alianças com países como China, Rússia e Irã.

O chanceler turco reuniu-se com diferentes instituições do Estado e empresários venezuelanos. Maduro aproveitou para parabenizar a Turquia "pelos esforços para a paz junto à Rússia e Ucrânia".

Veja também

Peru inicia vacinação contra dengue após recorde de casos
Vacina

Peru inicia vacinação contra dengue após recorde de casos

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido
ABORDAGEM

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido

Newsletter