Logo Folha de Pernambuco

JAPÃO

Maior sindicato do Japão vai buscar novo aumento salarial de mais de 5% em 2025

Esse seria o segundo ano consecutivo em que a Confederação Sindical Japonesa solicitaria um aumento salarial

Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês)Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) - Foto: Wikipédia

O maior grupo sindical do Japão pretende buscar um aumento salarial de 5% para os trabalhadores nas negociações salariais anuais do ano que vem, uma medida que provavelmente seria bem-vinda pelo Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), que se esforça para criar um chamado "ciclo virtuoso de crescimento em salários e consumo".

Esse seria o segundo ano consecutivo em que a Confederação Sindical Japonesa, conhecida como Rengo, solicitaria um aumento salarial de mais de 5%. As empresas deram aos funcionários um aumento médio de 5,10% este ano, o maior aumento em 33 anos e superior aos 3,58% de 2023.

"Acho que este será o ano em que devemos entrincheirar o nível de 5% na sociedade", disse Akira Nidaira, diretor executivo do departamento de políticas da Rengo, em uma entrevista coletiva ontem. "O cenário mudou em 2024, mas muitas pessoas ainda não estão a bordo", disse.

Como o maior conjunto de sindicatos do país, com cerca de 7 milhões de membros, o que a Rengo solicita normalmente define o tom para as negociações salariais anuais "Shunto" no Japão, que veem milhares de sindicatos negociarem aumentos salariais com empresas. 

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter