Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção no Havaí
A lava começou a fluir por volta da meia-noite desse domingo (27) na cratera do Mauna Loa
O Mauna Loa, no Havaí, o maior vulcão ativo do mundo, entrou em erupção pela primeira vez em quase 40 anos – disseram autoridades americanas nesta segunda-feira (28).
A lava começou a fluir por volta da meia-noite desse domingo (27) na cratera do Mauna Loa, um dos cinco vulcões do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) às 23h45 de domingo (06h45 de segunda-feira, no horário de Brasília), cerca de 15 minutos após o início da erupção.
"Neste momento, os fluxos de lava estão contidos na área da cratera e não ameaçam as comunidades nas encostas", disse o USGS em seu site, pedindo aos residentes da área que revisem os procedimentos de preparação.
Leia também
• Turquia rejeita condolências dos Estados Unidos após atentado em Istambul
• Astronautas treinam em vulcão das Canárias, na Espanha
• No Havaí, Alessandra Ambrósio estreia como apresentadora de reality show
Embora a erupção na principal ilha deste estado remoto dos Estados Unidos no Pacífico permaneça dentro da bacia na parte superior do vulcão, chamada caldeira vulcânica, "os fluxos de lava podem se mover rapidamente ladeira abaixo", alertou o USGS.
Na manhã desta segunda, o escritório de monitoramento de vulcões do USGS tuitou: "A lava parece ter fluído para fora da caldeira, mas, por enquanto, as fontes eruptivas permanecem confinadas à caldeira".
Mauna Loa began to erupt at 11:30 PM HST on Sunday. The eruption is currently confined to the summit, and there is no indication that magma is moving into either rift zone. HVO is closely monitoring. Follow @USGSVolcanoes for updates. Find webcams here: https://t.co/PCmuqZqpcB pic.twitter.com/dv6vJBsASo
— USGS (@USGS) November 28, 2022
A agência acrescentou que o Observatório de Vulcões do Havaí estava em contato com a equipe de gestão de emergência e conduziria um reconhecimento aéreo sobre o vulcão de 4.168 metros de altitude o mais rápido possível.
Montanha grande
Autoridades do Havaí disseram que nenhuma ordem de retirada foi emitida, embora a área da cratera e várias estradas na região estivessem fechadas. Dois abrigos foram abertos preventivamente.
Foi emitido um alerta de queda de cinzas nas faces do vulcão e espera-se um pequeno acúmulo de cinzas nas embarcações em águas oceânicas ao longo da costa sudeste da Ilha Grande.
O vulcanólogo Robin Georde Andrews disse que há um grande risco caso a lava comece a sair das fendas para as faces do vulcão.
Embora não haja evidências de que isto está ocorrendo em Mauna Loa, "o fato é que esta é uma montanha perigosa que não entra em erupção desde 1984, a pausa eruptiva mais longa de sua história, e por isso temos que estar atentos", tuitou.
O Mauna Loa, cujo nome significa "Montanha grande", é o maior vulcão da Terra em volume. Ele cobre metade da Ilha Grande e é maior do que o restante das ilhas havaianas juntas.
Os flancos submarinos do vulcão se estendem por vários quilômetros até o fundo do oceano que, por sua vez, é deprimido pela grande massa do Mauna Loa, fazendo com que seu cume fique cerca de 17 km acima de sua base, segundo o USGS.
Um dos seis vulcões ativos do arquipélago do Havaí, o Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes desde 1843, de acordo com o USGS.
A erupção mais recente, em 1984, durou 22 dias e produziu fluxos de lava que chegaram a 7 km de Hilo, cidade onde atualmente moram cerca de 44.000 pessoas.
O Kilauea, um vulcão situado no flanco sudeste do Mauna Loa, entrou em erupção de forma quase contínua entre 1983 e 2019. Há meses, uma pequena erupção vinha ocorrendo ali.