Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Mais 152,5 mil doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 chegam a Pernambuco

De acordo com o governo, imunizante será destinado para segundas doses das pessoas com comorbidades e deficiência

Vacina da AstraZeneca contra a Covid-19Vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 - Foto: Hélia Scheppa/SEI

Chegou a Pernambuco, na noite de segunda-feira (23), um lote com 152.500 doses da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz contra a Covid-19. Segundo o Governo do Estado, a carga desembarcou no Aeroporto do Recife por volta das 20h50.

As doses foram encaminhadas à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem e armazenamento. A recomendação de uso é para segundas doses das pessoas com comorbidades e deficiências.

Esse foi o segundo lote de vacinas que chegou na segunda-feira ao estado. Mais cedo, uma remessa com 105,3 mil doses da Pfizer/BioNTech havia desembarcado para reforçar a campanha de imunização. 

“Estamos satisfeitos com os avanços na vacinação da nossa população. Nos últimos trinta dias, Pernambuco recebeu ao todo mais de três milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus. Isso representa quase um terço do total de imunizantes que chegaram ao Estado desde janeiro, quando começamos a nossa campanha de vacinação. Mas vamos continuar empenhados e avançando cada vez mais”, afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

A distribuição dos lotes de AstraZeneca e Pfizer às Gerências Regionais de Saúde (Geres) ocorreu na madrugada desta terça-feira (24), juntamente com outras 107.300 unidades da vacina Coronavac/Butantan que foram recebidas no domingo (22). 

“Todas essas vacinas nos permitiram ofertar a imunização à população adulta e iniciar a vacinação dos adolescentes previstos em lei federal publicada em julho. Vamos continuar empenhados na proteção de todos os pernambucanos, inclusive com a segunda dose, para que possamos superar essa que é a maior crise sanitária mundial dos últimos 100 anos", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Na entrega aos municípios, ainda há a orientação de que as doses da Coronavac sejam destinadas ao esquema completo da população em geral. Já as da Pfizer garantirão a primeira dose da população em geral e dos adolescentes entre 12 e 17 anos com deficiência permanente, comorbidades, gestantes, puérperas (no puerpério remoto – até um ano) ou privados de liberdade. O insumo da Pfizer ainda irá para a conclusão do esquema vacinal de gestantes e puérperas a partir dos 18 anos.

Com as vacinas que chegaram a Pernambuco na segunda-feira, o Estado agora totaliza 9.456.260 doses recebidas, sendo 4.059.270 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 3.214.680 da Coronavac/Butantan, 2.010.060 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

Veja também

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos
Suspeitas

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe
fraude

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe

Newsletter